• Palhoça/SC   48 3246-0556
  • São José/SC   48 3246-1133

Adega em casa: o que compro?

Na hora da escolha de uma adega para sua casa é importante avaliar todos os detalhes para obter o melhor custo e benefício. No Brasil, as mais conhecidas são as 12 a 28 garrafas.

Tecnicamente, existem três adegas de estilo básico no mercado. A Adega com Compressor ou Climatizada, a Adega Passiva e por fim a Adega Termoelétrica

Adega com Compressor:

A mais popular entre os brasileiros, além de ter baixa taxa de manutenção, tem mais durabilidade e possui um motor parecido com o de uma geladeira. Ela também, é ideal para regiões quentes, já que se beneficia da temperatura do ambiente para ser regulada. Por meio do sistema de compressão, essas adegas garantem a temperatura controlada e ideal para os seus vinhos. Em algumas, diferentes temperaturas podem ser definidas para diferentes partes da vinícola, para que você possa armazenar as garrafas de forma distinta, como vinhos tintos e espumantes.

Adega Passiva

Normalmente construída no subterrâneo das casas e perfeita para quem tem muitas garrafas, principalmente de vinhos de guarda, colecionadores e enófilos. Nela, o ambiente já é desenvolvido para manter os vinhos protegidos, sem necessidade de “ligá-la” ou “desligá-la” para gerar um resfriamento ativo.

Adega Termoelétrica:

Econômica e silenciosa, funcionam com um sistema que absorve o calor interno por meio de uma placa de cerâmica e depois o retira, fazendo com que a temperatura se mantenha. Portanto, este modelo de adegas não consegue manter a temperatura estável em ambientes mais quentes.porém ainda não disponível no Brasil.

No momento em que você pensar em ter uma adega em casa, você deverá considerar que: ela não pode ser exposta à luz solar; a lâmpada não pode gerar calor; deve ter proteção contra raios ultravioletas para evitar o risco de oxidação; para portas de vidro, quanto mais escura a cor, mais luz externa pode ser impedida de entrar.

Se você escolher uma adega sem um divisor de temperatura, a situação ideal é mantê-la em 14 ° C. A umidade interna deve ser superior a 60% para evitar que a cortiça seque e a umidade interna não deve exceder 75% para evitar danos ao rótulo. A maneira correta de manter uma garrafa com uma rolha é colocá-la na horizontal, para que o líquido permaneça em contato com a rolha e não entre oxigênio.

Nós da Refrisul temos diferentes modelos de adegas climatizadas (com compressor) para você escolher e não esqueça de ler nossos outros artigos!

Post Anterior Próximo Post