• Palhoça/SC   48 3246-0556
  • São José/SC   48 3246-1133

Higiene de equipamentos profissinais: Como fazer?

Priorizando a integridade dos alimentos que serão vendidos no estabelecimento, é de suma importância manter os equipamentos utilizados para a fabricação dos mesmos sempre higienizados.

A priori é manter a segurança dos alimentos e a limpeza absoluta dos utensílios, uniformes, equipamentos, ambiente externo e instalações. Essa limpeza deve ser feita todos os dias, já que a falta da higienização é uma das principais fontes de contaminação

Por isso, vamos te ajudar com algumas orientações básicas sobre como fazer uma limpeza correta dos equipamentos de uma cozinha profissional. Continue o artigo e saiba mais!

Por que é importante fazer a limpeza regular dos equipamentos?

É comum que as reclamações por conta da intoxicação alimentar, quando são investigadas, sejam pela falta de limpeza no local onde são preparados os alimentos, por meio de transporte mal feito, má conservação, manipulação, controle de entrada e saída e/ou controle de validade.

A limpeza deve ser feita em todas as ocasiões, mesmo durante a operação. Se a limpeza é constante e diária, não terá necessidade de ser mais longa e utilizando produtos pesados

Em toda a produção de alimentos, os itens devem ser limpos em locais específicos de acordo com as normas de saúde da vigilância e de acordo com as características e usos dos itens.

Toda a equipe também deve ter atenção absoluta à segurança alimentar, limpeza, organização, aparência e preservação, o que é muito importante. O treinamento também deve ser realizado com frequência.

Quais os produtos mais indicados para a limpeza e como usá-los?

Os produtos mais indicados são aqueles de uso profissional, produzidos especificamente para a limpeza de equipamentos profissionais, certificados junto aos órgãos competentes regulamentadores e de acordo com a legislação

O uso deve ser feito da forma definida pelo fabricante e apenas para o equipamento e tipo de limpeza indicado.

Vale ressaltar que os produtos domésticos, podem gerar contaminação química e não são apropriados para o ambiente profissional.

Qual a sequência correta para limpeza?

Veja a seguir a ordem ideal para a limpeza dos equipamentos de cozinha:

1-Desligue e aguarde até o equipamento esfriar

2-Sujeiras sólidas, líquidas, gordurosas devem ser descartadas antes da limpeza, pois os produtos só devem ser usados em superfícies livres

3-Lembre-se para a aplicação dos produtos, o operador deve estar totalmente equipado com os EPIs necessários

4-Remover os produtos usados na limpeza

5-Seque

6-Sanitize com os produtos específicos

7-Retire os sanitizantes

8-Faça a secagem conforme explica o fabricante

9-Verifique se após a limpeza restaram resíduos. Caso restem, repita todo o processo

10-Já esta pronto para o uso

A limpeza dos equipamentos da cozinha deve ser realizada de forma correta, de acordo com os regulamentos de higiene e os regulamentos do órgão responsável. Com as dicas deste artigo, ficará mais fácil!

Post Anterior Próximo Post